Parlamento Jovem 2018
23/08/2018

Neste mês, adolescentes do Centro Clarisse e da Escola Gracinha, em encontros realizados nas duas unidades, elaboraram, apresentaram e votaram os Projetos de Lei a serem encaminhados para o Parlamento Jovem 2018.

No processo, os estudantes discutiram problemas da cidade de São Paulo que os tocam de perto, partilharam experiências e observaram as diferenças em suas vivências. Chegaram, entretanto, a pontos de convergência no desenvolvimento dos três projetos, ao se guiarem pelo bem comum da cidade.

O Projeto de Lei (PL) de educação propôs “a instalação de um sistema de laboratórios de fabricação digital nos 46 CEUs do município de São Paulo, que servirão de polo de educação tecnológica nas regiões em que se encontram”. Propôs também a criação de um aplicativo para instruir os participantes sobre o uso dos equipamentos e divulgar as ações e resultados dos trabalhos.

O PL de saúde propôs a criação de uma Unidade Móvel de Saúde Escolar para cada Diretoria Regional de Ensino. Um agente de saúde escolar trabalhará na medicina preventiva, diagnosticando os problemas de saúde das crianças e adolescentes e encaminhando a uma Unidade Móvel para atendimento.

O terceiro projeto, de mobilidade urbana, propôs que “empresas de médio e pequeno porte que se mudarem para os bairros com o Índice de Desenvolvimento Humano inferior a 0,5 terão um desconto significativo em seu IPTU por dez anos, podendo se estender de acordo com o tempo de permanência da empresa no lugar”, uma forma de pensar na qualidade de vida dos trabalhadores e nas condições de mobilidade urbana e ambientais da cidade.

A votação foi realizada por alunos dos 8º anos da ENSG e educandos do módulo II do Clarisse que se inscreveram para as vagas de eleitores.

Boa sorte na próxima etapa!