IX Fórum ASPFIX Fórum ASPF
25/09/2014

No dia 23 de agosto de 2014 aconteceu, na Nova Escola, o IX Fórum da Associação Pela Família, com o tema “Formação de profissionais docentes, administrativos e de apoio”, que reuniu gestores, educadores e funcionários de todas as unidades. O Fórum da ASPF é um evento que ocorre anualmente e mobiliza a equipe inteira da instituição. Trata-se de um momento de dedicação coletiva, com o intuito de compartilhar e alinhar o Projeto Político Pedagógico Institucional. O evento que este ano chegou a sua nona edição contou com a participação de representantes de todas as unidades que compõem a ASPF.

“Muito aliado e de forma indissociável desse objetivo de formação, o Centro de Estudos e de Formação Gracinha é uma instância nova na nossa entidade, que foi constituída com muito trabalho, carinho e competência”, destacou Claudio Damasceno durante a abertura do Fórum.

No início das apresentações, Laura Souza, uma das fundadoras da ASPF, compartilhou com os participantes, de forma comovente, a história da entidade. Logo depois, foram organizados grupos com representantes de cada uma das Unidades, com objetivo de sistematizar concepções e práticas presentes nas unidades escolares e socioassistenciais, com foco na formação. Para apoiar o debate, foi solicitada a leitura dos textos teóricos e dos registros produzidos pelas Unidades.

“Essa semente começa a germinar, começa a se posicionar, começa a estruturar, seguir uma vocação. Tivemos sucessivas reuniões e a ideia é ampliar essa conversa, de modo que a vocação do Centro de Estudos seja ainda mais ambiciosa, que seja ao mesmo tempo uma entidade, uma instância de multiplicação, conhecimento e formação: um arcabouço de conhecimento da Nova Escola, da Nossa Senhora das Graças, do Colibri, do Gracinha e do Clarisse, e que esse arcabouço, essa memória, alimente reflexões futuras, pesquisas e, em uma segunda instância, o intercâmbio com duas mãos, levando nosso conhecimento e nossas reflexões ao mesmo tempo buscando conhecimento de outras pessoas e entidades”, disse Claudio Damasceno.

O empenho na construção e na disseminação das Práticas Pedagógicas Institucionais é uma prioridade estratégica da Associação Pela Família, que hoje tem como missão promover a efetivação do direito das pessoas à educação de qualidade, por meio de suas ações educativas e culturais, e o IX Fórum foi um importante momento nessa trajetória.

No dia 23 de agosto aconteceu, na Nova Escola, o IX Fórum da Associação Pela Família, com o tema “Formação de profissionais docentes, administrativos e de apoio”, que reuniu gestores, educadores e funcionários de todas as unidades. O Fórum da ASPF é um evento que ocorre anualmente mobilizando a equipe inteira da instituição, sendo um momento de dedicação coletiva com o intuito de compartilhar e alinhar o Projeto Político Pedagógico Institucional. O evento que este ano chegou a sua nona edição contou com a participação de representantes de todas as unidades que compõe a ASPF.

“Muito aliado e de forma indissociável desse objetivo de formação, o Centro de Estudos e de Formação Gracinha é uma instância nova na nossa entidade que foi constituída com muito trabalho, carinho e competência”, destacou Claudio Damasceno durante a abertura do Fórum.
No início das apresentações, Laura Souza, uma das fundadoras da ASPF, compartilhou com os participantes, de forma comovente, a história da entidade. Logo depois, foram organizados grupos com representantes de cada uma das unidades com objetivo de sistematizar concepções e práticas presentes nas unidades escolares e socioassistenciais, com foco na formação. Para apoiar o debate, foi solicitada a leitura dos textos teóricos e dos registros produzidos pelas Unidades.

“Essa semente começa a germinar, começa a se posicionar, começa a estruturar, seguir uma vocação. Tivemos sucessivas reuniões e a ideia é ampliar essa conversa, de modo que a vocação do Centro de Estudo seja ainda mais ambiciosa, que seja ao mesmo tempo uma entidade, uma instância de multiplicação, conhecimento e formação: um arcabouço de conhecimento da Nova Escola, da Nossa Senhora das Graças, do Colibri, do Gracinha e do Clarisse e que esse arcabouço, essa memória, alimente reflexões futuras, pesquisas e, em uma segunda instância, o intercâmbio com duas mãos, levando nosso conhecimento e nossas reflexões ao mesmo tempo buscando conhecimento de outras pessoas e entidades”, Claudio Damasceno.

O empenho na construção e na disseminação das Prática Pedagógicas Institucionais é uma prioridade estratégica da Associação Pela Família, que hoje tem como missão promover a efetivação do direito das pessoas à educação de qualidade, por meio de suas ações educativas e culturais, o IX Fórum foi um importante momento nessa trajetória.