Mostra Cultural Nova EscolaMostra Cultural Nova Escola
19/09/2014

1902034_574697515986373_6539925039200886027_n

Eu vou pra Maracangalha! Eu vou!”

Foi assim, embalado pela música de Dorival Caymmi, que Antonio Nóbrega abriu a Mostra Cultural da Nova Escola, no dia 13 de setembro 2014. Resgatando um repertório de clássicos da música popular brasileira, Nóbrega passou por sambas, cirandas, forrós, xotes, maracatus e cocos, envolvendo centenas de convidados. “Caymmi, um compositor de grande força, um homem criador, compositor, cantor, letrista, e acho que as novas gerações precisam ouvi-lo, é esse fio, com esse varal, que a gente vai entender nosso país. A presença de Caymmi nessa mostra, nesse show, só vem reafirmar este espírito generoso e integrado da Nova Escola”, destacou Nóbrega.

A Mostra Cultural, que aconteceu na Nova Escola, é o momento de encontro de pais, alunos, professores e comunidade, que reúne os projetos desenvolvidos ao longo do ano por todos os alunos, envolvendo diversas linguagens. “Hoje estamos comemorando 10 anos de Nova Escola, e a ideia é mostrar um pouco do que fazemos no nosso dia a dia”, destacou Ricardo Lobo, diretor da Nova Escola.

Mariana Gonçalves Solano Pereira, aluna do 2º ano do ensino médio, destacou que “essa mobilização que temos na escola é muito diferenciada. Ontem ficamos até tarde montando, arrumando tudo, todo mundo se envolve, é uma coisa nossa, que a gente compartilha, e isso é muito legal, muito peculiar”.

Apresentações musicais e teatrais, instalações, espaços lúdicos, propostas de soluções para problemas da cidade e do país – como a questão do lixo, utilização da água, reforma agrária –, debate sobre produção e consumo de alimentos, foram alguns dos caminhos percorridos na Mostra. “Sem contar que tratar de assuntos que, desde o ensino fundamental, vão além da escola, o relacionamento que existe entre as disciplinas com a vida fora da escola, com temas muito atuais que são tratados por todos, do 5º ano ao ensino médio, e todos de alguma maneira se relacionam, e isso é incrível”, afirmou Luiza Gonçalves Meireles da Silva, aluna do 2º ano do ensino médio.

Marcos Moura, que tem dois filhos na Nova Escola, Guilherme (7ª ano) e Gabriela (2º ano), destacou a interação proporcionada pelo evento: “Participamos ativamente da Mostra Cultural de todos os anos. É sempre muito lúdica, todos interagem muito, ela é feita de uma forma que a gente participa, e a cada ano que passa está cada vez melhor”.

“A Mostra entra totalmente na proposta da escola, de trabalhar de forma integrada, os alunos e os pais. As atividades que acontecem aqui fazem com que os alunos não sigam um formato quadrado, é uma forma que  faz com que eles adquiram significados com a aprendizagem, conectar o conhecimento com a realidade, como o projeto Números da Copa, Números da Água, ou o projeto Ciência da Natureza, que envolve muita coisa, desde a metodologia científica, até formas de atuar, como ser participativo e se expressar politicamente”, destacou André Ito, professor de Matemática e Física.

Nos próximos meses ainda ocorrem as Mostras Culturais das outras unidades da Associação Pela Família. Todas têm em comum o ideal de abrir as portas de cada unidade à comunidade e mostrar o resultado de um ano intenso de trabalho. Você é nosso convidado especial para os próximos eventos. Visite nosso calendário e marque na sua agenda os próximos eventos.

1902034_574697515986373_6539925039200886027_n

Eu vou pra Maracangalha! Eu vou!”

Foi assim, embalado pela música de Dorival Caymmi, que Antônio Nobrega abriu a Mostra Cultural da Nova Escola, no dia 13 de Setembro. Resgatando um repertório de clássicos da música popular brasileira, Nobrega passou por sambas, cirandas, forrós, xotes, maracatus e cocos, envolvendo centenas de convidados. “Caymmi, um compositor de grande força, um homem criador, compositor, cantor, letrista, e acho que as novas gerações precisam ouvi-lo, é esse fio, com esse varal que a gente vai entender nosso país. A presença de Caymmi, nessa mostra, nesse show, só vem reafirmar este espírito generoso e integrado da Nova Escola”, destacou Nobrega.

A Mostra Cultural, que aconteceu na Nova Escola, é o momento de encontro de pais, alunos e professores e comunidade, que reúne os projetos desenvolvidos ao longo do ano por todos os alunos, envolvendo diversas linguagens. “Hoje estamos comemorando 10 anos de Nova Escola, e a ideia é mostrar um pouco do que fazemos no nosso dia-a-dia”, destacou Ricardo Lobo, diretor da Nova Escola.
Mariana Goncalves Solano Pereira, aluna do 2º ano, do ensino médio, destacou que, “essa mobilização que temos na escola é muito diferenciada. Ontem ficamos até tarde, montando, arrumando tudo, todo mundo se envolve, é uma coisa nossa, que a gente compartilha, e isso é muito legal, muito peculiar”.

Apresentações musicais e teatrais, instalações, espaços lúdicos, propostas de soluções para problemas da cidade e do país – como a questão do lixo, utilização da água, reforma agrária –, debate sobre produção e consumo de alimentos, foram alguns dos caminhos percorridos na Mostra. “Sem contar que tratar de assuntos que, desde o ensino fundamental, vai além da escola, o relacionamento que existe entre as disciplinas com a vida fora da escola, com temas muito atuais que são tratados por todos, do 5º ano ao ensino médio, e todos de alguma maneira se relacionam, e isso é incrível”, afirmou Luiza Gonçalves Meireles da Silva, aluna do 2º ano do Ensino Médio.
Marcos Moura, que tem dois filhos na Nova Escola, Guilherme (7ª ano), e Gabriela (2º ano), destacou a interação proporcionada pelo evento: “Participamos ativamente da Mostra Cultural, de todos os anos, é sempre muito lúdica, todos interagem muito, ela é feita de uma forma que a gente participa e a cada ano que passa tá cada vez melhor”.

“A Mostra entra totalmente na proposta da escola, de trabalhar de forma integrada, alunos e os pais. As atividades que acontecem aqui faz com que os alunos não sigam um formato quadrado, mas é uma forma que eles adquiram significados com a aprendizagem, conectar o conhecimento com a realidade, como o projeto números da copa, números da água, ou o projeto ciência da natureza, que envolve muita coisa, desde a metodologia cientifica, até formas de atuar, como ser participativo e expressar politicamente”, destacou André Ito, professor de matemática e física.

Nos próximos meses ainda ocorrem as Mostras Culturais das outras unidades da Associação Pela Família, todas tem em comum o ideal de abrir as portas de cada unidade a comunidade e mostrar o resultado de um ano intenso de trabalho, você é nosso convidado especial para os próximos eventos, visite nosso calendário e marque na sua agenda nossos próximos eventos.