Notícias

Centro de Convivência Gracinha no Schollas Cidadania
07/11/2016

O programa Schollas Cidadania é uma iniciativa organizada pela fundação Scholla Ocurrentes em parceria com a prefeitura de São Paulo. Esta organização foi criada após a iniciativa do Papa Francisco, quando ainda era bispo em Bueno Aires, de reunir adolescentes, de escolas públicas e particulares, para debater sobre as problemáticas relacionadas pelos próprios adolescentes em relação à política pública de sua cidade e entre eles construírem propostas ao poder público local, bem como formas de comprometerem-se para a efetivação dessas políticas.

Inicialmente a proposta era voltada apenas para escolas. Porém a atuação do Centro de Convivência Gracinha durante o fórum regional de direitos humanos de crianças e adolescentes do Butantã – FOCA-BT, foi destaque em uma das reuniões da secretaria municipal de educação, possibilitando que a unidade fosse a única organização a participar do evento, abrindo esse precedente dentro do programa e conferindo uma conquista importante para a Ação Social da ASPF.

As problemáticas selecionadas pelos adolescentes foram: Intolerância racial, religiosa, contra gêneros, contra classes sociais e a homofobia, bem como o sistema educacional brasileiro.

Ao longo da semana os adolescentes passaram por diversas etapas: reflexão e debates coletivos, pesquisa de dados sobre os assuntos elencados, entrevistas com especialistas, construção de propostas, produção de seminários e apresentações artísticas. Foi uma semana bem intensa em que os adolescentes participaram ativamente, destacando-se na produção artística.

Confira como foi o dia 28 de outubro, último dia de atividade da semana Schollas Cidadania, que contou com a presença da primeira dama municipal e coordenadora do programa São Paulo carinhoso, Ana Estela Haddad, da vice-prefeita e atual secretária de educação Nádia Campeão, além da representante da secretaria de cultura responsável pelo programa jovem educador cultural. Os adolescentes apresentaram suas propostas e reivindicações às autoridades e encerraram o evento com a plantação de uma Oliveira, no espaço do CEU Cidade Dutra, símbolo do programa.

Para saber um pouco mais sobre a iniciativa deste projeto confira o vídeo disponível no link a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=d987xRsj-rs