A ASPF realiza a abertura oficial da 1ª edição do Festi Li
14/09/2016

Em comemoração aos 60 anos de sua fundação jurídica, a Associação Pela Família realiza até o final de setembro a 1ª edição do Festi Li, festival literário idealizado e organizado pela editora Marta Garcia e pela assessora de língua portuguesa Paula Parisi. O objetivo é promover a interação entre todas as unidades da associação, fomentar a leitura literária e o interesse por manifestações artísticas.

No dia 3 de setembro aconteceu a abertura oficial do Festi Li, na Escola Nossa Senhora das Graças, evento aberto ao público e com entrada gratuita.  O dia contou com diversas atrações, como encontros com escritores, feira de livros organizada pela Livraria da Vila, lojinha de objetos em papel, saraus e espaço gastronômico.

Logo pela manhã os visitantes puderam visitar os espaços chamados de “Recantos Textuais”, que dispunham de instalações com projetos dos alunos e alunas do Gracinha-ENSG ligados a experiências de leituras literárias e à produção de textos como contos, resenhas, cordéis, poemas visuais.

Durante todo o evento também foi possível adotar um leitor da escola Colibri ou do Centro Clarisse, ficando por dentro da proposta da Árvore dos Desejos Literários. Nela, foram pendurados os cartões postais confeccionados na Sericleta, estúdio de serigrafia móvel comandado pela artista gráfica Monica Schoenacker. Ao longo da manhã houve também sessão de autógrafos na Tenda dos Escritores, com os autores de literatura infantil Simone Paulino, Roberto Parmeggiani e Sophia Vettorazzo.

Às 9:30 o auditório estava lotado para assistir ao sarau de poemas do ensino fundamental, e às 10h as contadoras de histórias e artistas plásticas Lynn Carone e Stela Barbieri promoveram o Duelo de Histórias, que contou com a presença especial dos educandos do Centro de Convivência Clarisse. Houve também um animado cortejo chamando para a apresentação da peça “O violino cigano”, teatro de manipulação montado pelos alunos do 6°ano do Gracinha-ENSG, baseado na obra de Regina Machado.

Ao meio-dia apresentou-se a afiadíssima e colorida banda “Os Insetos”, liderada pelo músico e escritor Álvaro Faleiros, com canções em sobre a trajetória do vagalume Vadinho. Logo em seguida, assistimos ao Coral do Gracinha-ENSG, regido por Henrique Villas Boas e Renato Spinosa, com seu belo repertório de MPB.

Na sequência aconteceu um dos pontos altos do dia: o bate-papo amigo entre os cronistas Antonio Prata, Fabrício Corsaletti, Reinaldo Moraes e Matthew Shirts, com auditório lotado e reações entusiasmadas da plateia diante de questões ligadas à escrita, à vida nas cidades, à literatura.

Mais tarde foi a vez da professora Luciana Ferraz e da psicanalista e artista plástica Vivian Evelyn lerem alguns poemas do poeta e ex-professor do Gracinha Carlos Emílio Faraco, mestre que formou diversas turmas da escola. Faraco discorreu sobre sua prolífica e inspirada produção poética.

Às 16h, os integrantes do Centro Gracinha apresentaram o espetáculo Auto do Boi, com muita cor, música, dança e participação do público. O dia se encerrou com o belo sarau literário que integrou os educandos do Centro Gracinha e os adolescentes do Gracinha-ENSG.

A participação ativa de todos os funcionários, orientadores, professores, pais, alunos, alunas e colaboradores nas atividades e oficinas propostas foi fundamental para o sucesso do evento!  Agradecemos a todos por terem construído, conosco, essa festa maravilhosa!

Confira como foi o evento:

Não perca as próximas atividades do Festi Li:

Palestra com Eduardo Giannnetti, sobre seu mais recente lançamento, “Trópicos utópicos”.

Data: 22.09.2016

Horário: 19:30

Local: Gracinha ENSG – Vagas limitadas(ingressos a 20 reais com direito a um exemplar do livro)

Palestra “Mundo impresso X Mundo digital”, com o jornalista Marcelo Tas.

Data: 28.09.2016

Horário: 19:30

Local: Gracinha ENSG – Entrada franca.

Cine Debate com exibição do filme “Ação entre amigos”, de Beto Brant, e debate com o roteirista Marçal Aquino, a atriz Melina Anthis e o escritor Reinaldo Moraes.

Data: 29.09.2016

Horário: 19:00

Local: Gracinha ENSG – Entrada franca.