Notícias

Renascimento do Boi
20/04/2018

No dia 7 de abril, quem visitou o Centro de Convivência Gracinha participou de uma imersão cultural na festa do Renascimento do Boi.

Esta festa popular brasileira tem suas origens ligadas às culturas europeia, indígena e africana, facilmente perceptível nas indumentárias, adereços, instrumentos e personagens presentes no folguedo. O  Bumba Meu Boi acontece principalmente no estado do Maranhão, embora esta representação esteja presente, de diferentes formas, em diversos estados brasileiros.

Em São Paulo, esta manifestação cultural foi trazida por imigrantes maranhenses e se disseminou em vários bairros da cidade. No  bairro do Monte Kemel, ela acontece em três festas ao longo do ano no Centro de Convivência Gracinha. As três festas são relacionadas ao ciclo da vida: nascimento, batizado e morte.

Nelas, crianças, adolescentes e ex-gracinhas tocam, dançam e cantam ao som de instrumentos originários da tradição, como os pandeirões, tambores-onça, matracas e maracas, que são aquecidos na fogueira. Além de personagens que representam as três culturas que deram origem à brincadeira –  o boi, o vaqueiro, as índias e o amo –, alegra também a festa uma decoração criada com a temática dos santos juninos.

No decorrer do ano, o grupo de dança faz ensaios abertos para os outros educandos e a comunidade em geral, que responde participando ativamente de todas as festas.

A primeira festa do ciclo do Bumba Meu Boi, o renascimento, foi um sucesso. Em junho e novembro acontecem os rituais de batizado e morte do boi.

Venha dançar e se divertir com a gente, participando dos ensaios todos os sábados!