Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
21/11/2018

A Ação Social da ASPF participou da primeira Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada dentro da Fundação Casa do estado de São Paulo, Complexo Raposo Tavares, no dia 26 de outubro.
Roberta Sato e Keila Mendes, educadoras do Centro Gracinha e do Centro Clarisse, respectivamente, estiveram presentes neste momento importante da história de luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente na região do Butantã, contribuindo com a organização da Conferência, elaboração da proposta e realização das oficinas.
O Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FOCA-Bt), em conversa com o diretor e a equipe pedagógica da Fundação desde maio de 2018, foi responsável pela parceria ao insistir na importância da inserção, neste debate, dos meninos que estão internados.
Em um debate em que crianças e adolescentes apontam onde seus direitos estão sendo violados, não ouvir os adolescentes em medidas de privação de liberdade torna o debate insuficiente. A contribuição deles é fundamental ao se falar de cerceamento de direitos, pois fazem parte de um dos grupos que mais tem seus direitos violados, e até agora estavam impossibilitados de se colocar.
A Conferência teve participação 16 adolescentes internos e da equipe técnica e pedagógica da Fundação – agentes, professores, coordenador pedagógico e o diretor da unidade. Durante o evento, que tinha como tema principal VIOLÊNCIA DE GÊNERO, os adolescentes refletiram e discutiram sobre o tema, elencando problemas e soluções, além de propor critérios para a eleição de um delegado que, posteriormente, os representou na Conferência Lúdica Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 7 e 8 de novembro, na Galeria Olido, no centro da cidade.