Horta Vertical
07/05/2018

Da composteira à horta vertical, mais do que recursos didáticos, é a sustentabilidade em ação no Clarisse!
Em abril, finalizamos o primeiro ciclo do Projeto Sustentabilidade em Ação, com o plantio das mudas da horta vertical.
O projeto teve início em 2016 com a aquisição e montagem de uma Composteira e Minhocário. Ao longo de um ano, os educandos do módulo I foram responsáveis por cuidar da composteira, alimentando e recolhendo o composto. Descobriram quanta vida existe num punhadinho de terra, em que organismos microscópicos e minhocas reciclam toda a matéria orgânica, transformando-a em um rico adubo! Com isso, a matéria orgânica que iria para o lixo comum – resíduos orgânicos representam a maior parte do lixo poluente no Brasil -, com o tratamento certo virou um rico adubo para nossa horta.
A estrutura da horta foi construída com pallets, doados e comprados, que foram reciclados, lixados, tratando a madeira, que depois foi pregada na parede.
Invertendo a lógica de que só os mais velhos têm a ensinar, foi realizado um intercâmbio de conhecimentos no qual educandos do módulo I, munidos do conhecimento sobre a composteira, ensinaram aos educandos do módulo II o quanto o húmus produzido nela ajuda no cultivo de uma horta orgânica, livre de venenos, e também como alimentá-la para que isso seja possível. Assim, colocando o novo conhecimento em prática, prepararam um bom solo – substrato – para o plantio.
A cada dia, com muita conversa e trabalho, preenchemos a nossa horta de plantinhas e sementes, que cuidaremos coletivamente. Elas serão a base da continuidade da nossa Sustentabilidade em Ação!
Mais do que recursos didáticos, as atividades envolvendo a composteira e a horta trouxeram aos educandos e educadores, bem como a outros atores do Jardim Jaqueline, interações e ensinamentos sobre o cuidado com a nossa saúde e alimentação, o respeito com animais, plantas e o nosso planeta como um todo, compreendendo o ecossistema como vivo e interligado.