Pré-conferência ECAPré-conferência ECA
01/09/2014

TvCorporativa_HDTV_1280x720

Cerca de 80 adolescentes, de 11 a 15 anos, se reuniram na pré-conferência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que aconteceu no dia 20 de agosto 2014, no Centro de Convivência Gracinha, localizado na zona oeste da capital, com o tema: “A escola real e a escola ideal”.

“Acreditamos na escola como um espaço de convivência e de aprendizagem. Uma escola que não é pensada para a comunidade, mas uma escola pensada pela comunidade, que não seja isolada, mas integrada em rede, com os postos de saúde, centros esportivos, outras escolas…”, ressaltou o documento do grupo de educadores do encontro.

Os adolescentes e educadores, de quatro escolas da região (Escola Municipal Tarsila do Amaral, Escola Municipal Alípio Correa Neto, Escola Municipal Arthur Whitaker, Escola Estadual Pedro Fonseca) e do Centro de Convivência Gracinha, se organizaram em grupos que discutiram, entre outros temas, propostas para uma escola ideal, o autoritarismo na escola, o papel do grêmio estudantil, etc. Entre as propostas que saíram dos grupos estavam: implementação de atividades esportivas e artísticas complementares, limpeza e organização da escola, melhorias na estrutura com mais bibliotecas, salas de informática, contratação de mais professores para que não haja aulas vagas e formação continuada para os educadores.

A pré-conferência é preparatória para encontros municipais, estaduais e nacional, como a Semana do ECA, que acontecerá em setembro 2014, e a Conferência Nacional, ambos espaços para debater e refletir sobre as políticas a públicas voltadas para as crianças e adolescentes. A Associação Pela Família estimula e reconhece a importância de estabelecer fóruns de diálogo e reflexão, que pensem a criança e o adolescente dentro da sociedade contemporânea.

TvCorporativa_HDTV_1280x720Cerca de 80 adolescentes, de 11 a 15 anos, se reuniram na pré-conferência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que aconteceu no dia 20 de agosto, no Centro de Convivência Gracinha, localizado na zona oeste da capital, com o tema: “A Escola real e a escola ideal”.

Os adolescentes e educadores, de quatro escolas da região (Escola Municipal Tarsila do Amaral, Escola Municipal Alípio Correa Neto, Escola Municipal Arthur Whitaker, Escola Estadual Pedro Fonseca) e do Centro de Convivência Gracinha, se organizaram em grupos que discutiram, entre outros temas, propostas para uma escola ideal, o autoritarismo na escola, o papel do grêmio estudantil, etc. Entre as propostas que saíram dos grupos estavam: implementação de atividades esportivas e artísticas complementares, limpeza e organização da escola, melhorias na estrutura com mais bibliotecas, salas de informática, contratação de mais professores para que não haja aulas vagas, e, formação continuada para os educadores.

A pré- conferência é preparatória para encontros municipais, estaduais e nacional, como a Semana do ECA, que acontecerá em Setembro, e a Conferência Naciona, ambos espaços para debater e refletir sobre as politicas a públicas voltadas para as crianças e adolescentes. A Associação Pela Família estimula e reconhece a importância de estabelecer fóruns de diálogo e reflexão, que pensem a criança e o adolescente dentro da sociedade contemporânea.