Unidades / Nova Escola

NE

A proposta pedagógica da Nova Escola está ancorada na ideia de que a escola é a instituição responsável pela inserção das novas gerações na vida social saudável, na apropriação, com crítica, dos conhecimentos da ciência e da tecnologia e na conservação da natureza.

Por meio de diálogos mediados pelo conhecimento, busca-se a construção de patamares cada vez mais consistentes de argumentação e crítica, pela ampliação de repertórios capazes de movimentar e questionar as crenças, os conceitos e os saberes que estão organizados no currículo escolar e sua relação com a cidade, a sociedade, a política, as manifestações culturais, a economia e as relações entre os povos.

Educação Infantil

A Educação Infantil é concebida como um período de brincar, de conhecer a si, o outro, o mundo da natureza e da cultura. A educação em período integral na Nova Escola oferece às crianças da Educação Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental experiências que proporcionem contato com diferentes linguagens, aproximações com as ciências e com a natureza e o convívio saudável entre crianças de diferentes faixas etárias.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, como um período de conhecer o saber acumulado pelas gerações anteriores e de aproximação crítica com as metodologias das ciências, que são fontes para a reflexão, para o pensamento crítico, para a curiosidade e imaginação.

Ensino Médio

O Ensino Médio, período de realização de exercícios das metodologias científicas e de articulação dos conhecimentos. Assim, promovem-se, no cotidiano, exercícios de conhecer, organizar, registrar, refletir, criticar, imaginar e propor, de autonomia e de relações éticas, solidárias e saudáveis.