Unidades / Gracinha-ENSG

ENSG

Há mais de 70 anos, uma equilibrada combinação entre tradição e vanguarda faz da prática pedagógica e educacional da Escola Nossa Senhora das Graças – Gracinha, uma experiência inovadora na formação de alunos.

Além de propiciar uma sólida formação escolar, a ENSG – Gracinha estimula a vivência de valores como liberdade, respeito e cooperação, que são incorporados à maneira de ser, pensar e agir dos estudantes, bem como de professores, funcionários, pais e familiares – todos agentes integrados à dinâmica escolar, num processo de parceria e compartilhamento na formação dos alunos.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental I, dos 6 aos 10 anos, são observadas mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo do aluno. Nesse período, são apresentadas situações didáticas cada vez mais complexas, que possibilitam ao aluno iniciar a estrutura dos seus conhecimentos relativos a leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.

No Ensino Fundamental II, entre 11 e 14 anos, os alunos passam por profundas transformações físicas e psicológicas que reorientam o processo de formação da identidade pessoal. Algumas características da infância, como pais protetores, corpo e sentimentos de criança, adquirem outro significado e o aluno começa a perceber sua própria subjetividade. Nessa busca por novos referenciais, pré-adolescentes e adolescentes procuram tornar mais significativos sua identidade, seus parâmetros e suas crenças.

Ensino Médio

No Ensino Médio, etapa final da educação básica, em que os jovens vivem diferentes anseios diante do momento de preparação para a vida acadêmica e profissional, nosso principal objetivo é proporcionar aos alunos condições para lidar com a diversidade do mundo contemporâneo, promovendo a compreensão dos fenômenos sociais e científicos. Nossa prática pedagógica visa ampliar a capacidade de reflexão e crítica, a competência leitora, análise e produção de textos em diferentes linguagens, além de potencializar o interesse pelo desenvolvimento científico e tecnológico. Buscamos agregar ao repertório dos alunos recursos que lhes possibilitem o bom desempenho na educação superior, aprimorando seus posicionamentos e ações na escola e na sociedade, no âmbito individual e coletivo.