Unidades Escolares
Colibri Gracinha Nova Escola
Unidades Socioassistenciais
Clarisse Gracinha
Centro de Estudos e Formação
Clarisse

Unidades / Clarisse

CLARISSE

 

A atuação do Centro de Convivência Clarisse ocorre no Jardim Jaqueline, periferia da zona oeste da capital paulistana, numa perspectiva educacional que traz para dentro de suas paredes atividades de caráter lúdico e as heranças culturais dos jovens e da comunidade onde está localizado. A instituição cumpre um papel de expansão das fronteiras, levando as crianças e os pais para conhecer os equipamentos públicos de cultura à disposição da população, garantindo o acesso a estas pessoas e revelando a elas diferentes mundos e possibilidades.

Dentre as práticas pedagógicas que caracterizam o Clarisse, a experiência da escuta das famílias e educandos é um dos traços mais marcantes da unidade. A evidência máxima dessa prática ocorre diariamente na realização das rodas de conversa antes das atividades: oportunidade que as crianças têm de se expressarem e de serem ouvidas. O trabalho nesta unidade também traz a preocupação com as famílias das crianças e o trabalho em rede junto a outras instituições da região.

Os educadores hoje são referência no bairro e cumprem um papel de inspiração, pois na sua maioria eles também são moradores da região, que cruzam diariamente os seus caminhos com o das crianças e pais. Hoje, o Jardim Jaqueline é um bairro urbanizado que recebeu muitas melhorias, se comparado ao começo desta unidade, que remete ao ano de 1987. Mas o bairro ainda passa por dificuldades, que vão de questões de moradia, saneamento, até o desemprego.