Unidades Escolares
Colibri Gracinha Nova Escola
Unidades Socioassistenciais
Clarisse Gracinha
Centro de Estudos e Formação
Clarisse

Notícias

Direito à cidade
07/05/2018

No mês de abril, realizamos no Centro Gracinha um Estudo do Meio com a temática do direito à cidade, que é uma etapa preparatória para a participação dos educandos na Conferência Regional de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Este estudo aconteceu em parceria com o Centro de Convivência Clarisse e a 2ª série do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora das Graças.

A proposta é a interação entre os diversos participantes, a partir de seus olhares para as questões urbanas e sociais da cidade possíveis de serem observadas na periferia da Zona Oeste de São Paulo.

Os adolescentes foram orientados a observar se os direitos à moradia, aos espaços verdes, ao lazer e à mobilidade estão sendo garantidos ou violados na gestão das políticas públicas municipais, tendo como base as determinações do Plano Diretor da cidade.

Uma série de três encontros entre os alunos da Escola e os educandos dos dois Centros compõem o trabalho. Neles estão previstas conversas com lideranças comunitárias do Butantã, bem como com a visita ao Jardim Jaqueline e à favela do Labirinto, no Jardim Monte Kemel. As duas primeiras etapas ocorreram no dia 17 e 24 de abril e a última acontecerá no dia 8 de maio.

Após as saídas a campo, os participantes se reunirão para compartilhar suas observações e construir em conjunto propostas de solução para os desafios identificados.

Como desdobramento do estudo, os alunos da ENSG foram convidados a participar da Conferência Regional da Criança e do Adolescente do Butantã, da qual os Centros já participam desde 2001.